Descubra de uma vez por todas o que é liderança

Nunca antes na história esse termo foi tão falado, e jamais existiram tantas pessoas interessadas em descobrir o que é liderança. É possível que você seja uma delas, já que veio parar nesse artigo, e se sim é mais do que compreensível a sua curiosidade a respeito.

Afinal de contas, vemos esse conceito ser associado a uma série de ganhos, vantagens e benefícios. Alguém que sabe exercer liderança em seu meio (seja esse meio qual for) é sempre visto de forma positiva, e todos parecem compreender que sem esse atributo projetos são dificilmente levados à frente, ao menos de uma forma vitoriosa.

Assim sendo, a seguir nós vamos te explicar um pouco mais sobre o que é liderança, apontando todos os pontos que você precisa conhecer a respeito, para começar a pensar e até a desenvolver a sua própria. Confira as nossas orientações e aprenda mais com cada uma delas!

Entenda que nem todo chefe é líder, ou vice-e-versa

Existe uma associação natural sobre o que é liderança a imagem de um chefe. Essa conexão tem a ver com o fato desse termo ter se popularizado a princípio no meio empresarial, onde a busca por chefes que também fossem líderes se tornou árdua, mas fundamental para o desenvolvimento de grandes empresas e de bons negócios.

Se formos ver a definição dada no dicionário fica claro que o líder é alguém que tem comando, direção e hegemonia sobre um grupo de pessoas, então é compreensível que as pessoas combinem essas duas figuras como se fossem apenas uma. A verdade, no entanto, é que chefe é aquele indivíduo que a partir de ordens guia a sua equipe, mas nem sempre ele lidera.

Muitos chefes, pelo contrário, fazem tudo que um líder jamais deveria fazer. Entre os comportamentos que vemos em muitos podemos listar, sem titubear ou duvidar...

>> A superioridade;
>> O excesso de autoridade;
>> A necessidade de ser temido;
>> A busca inclusive por ser evitado;

O líder, por outro lado, busca inspirar os seus enquanto os encaminha até determinada direção. Ele se integra a equipe como mais um colaborador no processo, e não como alguém que está em um patamar acima dos outros. Esse sujeito não tem medo de assumir responsabilidades, mas sabe delegar e dividir.

Além disso, seu relacionamento é positivo com os liderados, e ele tem uma real preocupação com o bem-estar e com a boa funcionalidade de toda a equipe, dentro ou fora do espaço laboral.

Agora que você tem uma ideia sobre o que é liderança é necessário pensar no que você pode fazer para exercê-la em seu ambiente, e acredite, isso não é tão inacessível quanto talvez você imagine. Entre os conceitos a se considerar podemos colocar que você...

>> Deve ser sempre claro, priorizando a boa comunicação e dando feedback a todos os seus parceiros;

>> Deve entender que todos nós temos defeitos e qualidades, e se sabemos aproveitar o melhor de cada um e compreender as suas falências crescemos juntos e crescemos mais;

>> Deve saber tomar decisões, sempre buscando definir-se a partir de uma linha de pensamento analítica e coerente, que tenha lógica e que faça sentido para os seus colegas;

>> Deve se tornar um exemplo, alguém que não é só respeitado pelos subordinados, mas que também é admirado;

>> Deve buscar sempre conhecimento, porque entende que é o aperfeiçoamento que lhe dá combustível para orientar seus colaboradores em meio a todos os processos que decidem travar;

>> Deve ser um otimista, que apesar das dificuldades e da consciência da realidade sempre tentar contagiar os demais, mantendo o ambiente com uma energia boa e com um clima agradável, que é mais favorável para um trabalho de qualidade;

Conheça as teorias da liderança

Agora que você já sabe mais sobre o que é liderança é chegada a fase de compreender melhor as teorias da liderança. Elas são interessantes, porque desenvolvem o entendimento de que como não somos únicos as nossas formas de liderar também não vão ser, uma vez que tendem a variar com as nossas personalidades e com as nossas características mais pessoais.

Essa análise foi desenvolvida por profissionais da área de Recursos Humanos, afim de permitir que as pessoas desenvolvessem suas capacidades de liderar ainda que elas fossem diferentes do usual e do esperado! Os estudos nessa direção começaram a ser desenvolvidos nos anos 30 e com certeza avançaram muito de uns tempos para cá.

Vejamos alguns mais abaixo!

A teoria dos traços de liderança – Essa foi uma das primeiras teorias a ser formulada, e com isso acabou sendo derrubada com facilidade depois de alguns anos.  A proposta aqui é de que os líderes possuíam traços de personalidade muito específicos, que os diferenciariam das pessoas “normais”. A mesma ideia teoricamente se repetiria nos traços físicos desses indivíduos, que seriam mais especiais.

Foram feitas algumas pesquisas, que logo quebram essa ideia de que se tratavam de qualidades específicas de líderes. É claro que é possível que esses detalhes formassem a imagem de um líder diante das outras pessoas, e é natural que associemos poder de influência, autoridade nata e carisma àqueles que lideram, mas até os que não lideram podem ser assim;

A teoria dos estilos de decisão dos líderes – Essa teoria surgiu na mesma época que a comentada previamente, e ela está relacionada a ideia de que o líder se comporta de maneiras específicas na hora de decidir alguma coisa. Nesse caso, haveriam 3 tipos de comportamento diversos, que seriam o liberal, o democrático e o autocrático.

O primeiro daria a chance de seus liderados tomarem algumas decisões entre si, o segundo permitiria que os colaboradores participassem das decisões e o último tomaria para si a responsabilidade, sem tolerar interferências externas de qualquer tipo.
Trata-se de uma boa análise, em termos de estudo de comportamento dos líderes em suas diversas facetas e em seus variados estilos, que sempre podem ser interessantes de se pesquisar;

A teoria situacional – Essa teoria sobre o que é liderança se desenvolve a partir da análise da situação específica, entendendo que cada uma vai pedir uma compreensão diferenciada sobre como o líder se desenvolve nesse grupo.

A premissa é de que existem milhões de questões variáveis que podem afetar um grupo de trabalho, e como são diversos os perfis dos líderes seria impossível usar um padrão ou alguns padrões para colocar todos em caixinhas e assim encontrar respostas;

A teoria do carisma – Essa teoria trabalha com a ideia de que o carisma é a principal característica de um líder de fato. O conceito diz que a partir dela o líder poderia criar com seus liderados uma conexão sincera e empática, influenciando-os de fato e de maneira natural, dando a eles a motivação e a orientação ideal para irem além.

É um entendimento que ainda é acolhido por muitos profissionais do meio, mas nada diz que o carisma não possa ser desenvolvido e que ele não possa ser trabalhado;

A teoria da atribuição – Essa teoria serve para mostrar o que é liderança e como ela se manifesta dentro de um grupo de pessoas, porque diz que essa personalidade que lidera só surge com a aceitação e com a concessão dos demais. Nesse caso, haveriam dois tipos de liderança específicos, que seriam...

>> A transacional – Isso significa que líder e liderado poderiam trocar de papéis em alguns momentos específicos. Obviamente não seria uma transação forçada e obrigatória, mas algo natural, que traz benefícios ao grupo em alguns momentos e ocorre em termos políticos, sociais, econômicos e psicológicos;

>> A transformacional – Nesse caso o líder criaria um forte vínculo com cada um dos seus vinculados, desenvolvendo uma relação diferenciada com todos os indivíduos que são parte integrante do grupo.

Assim os dois aprenderiam juntos e cresceriam mais como seres humanos, que podem agregar e fazer crescer um grupo com mais potência e com muito mais força, tornando os objetivos e as metas gerais mais acessíveis para todos;

Como você deve ter percebido são vários os pontos a se pensar sobre liderança, mas uma coisa é inegável: ela tem uma importância enorme dentro de vários contextos.

Se você consegue exercê-la de forma natural e funcional alcança resultados cada vez melhores não apenas na sua vida, mas para a vida de todos ao seu redor e para os desejos dos grupos dos quais faz parte.

Líder não é só o empreendedor que você conhece ou o dono de multinacional, mas pode ser qualquer pessoa que tenha o desejo autêntico e sincero de alcançar a partir desse conceito objetivos maiores, metas mais distantes e sonhos que nem todo mundo consegue acessar ainda. É uma alavanca para as realizações e para ter mais bem-estar e alegria!

Assim sendo, agora que você sabe o que é liderança a nossa dica é que você clique aqui para começar a desenvolver a sua! Isso é possível, especialmente se você se cercar de gente preparada, que está disposta a te apoiar em todos os seus processos e no seu caminhar!

Vamos juntos!

Vai valer muito a pena!

André Nery

André Nery é empresário que atua na área de desenvolvimento humano há 11 anos. É Master Coach, Master Practitioner e Trainer em PNL, profissional de marketing, conferencista e idealizador de uma série de programas que tem ajudado pessoas a terem melhores resultados em suas vidas.

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