Descubra quais são os princípios do coaching

A ideia de ser um coachee (pessoa que passa pelo processo de coaching) assusta alguns, e talvez você tenha interesse por esse tipo de possibilidade, mas o tema que pode acontecer depois.

É possível que conhecer os princípios do coaching seja uma ação que te dê mais validão e mais tranquilidade nessa direção, o que seria muito bom e muito bem-vindo com toda a certeza.

Assim sendo, a seguir nós vamos falar um pouco mais sobre cada um dos princípios do coaching , para que você pense profundamente sobre essa prática, sobre como ela deve funcionar, sobre o que ela precisa acessar e como pode ajudar. Veja as nossas orientações, apontamentos e no fim do texto uma indicação maravilhosa, que só vai te facilitar!

Conheça os 7 princípios do coaching

Quando falamos de princípios do coaching, estamos analisando os fatores que baseiam essa prática, para que as pessoas que se interessam em experimentá-la possam compreender os seus meandros e sua essência. Vamos analisar, portanto, os principais pontos, então vale a pena você conferir para compreender mais a fundo o que esse tipo de direcionamento pode dar a você:

  1. O processo - É importante entender: assim como a terapia (e não, coaching não é terapia, mas vale de exemplo) o processo de coaching possui um início, um meio e um fim. Ele não pode durar para sempre, até porque é norteado por objetivos específicos, então não é viável que ele se alongue indeterminadamente, sem nada que o pare e sem nada que o detenha;
  2. O foco - Existe um foco no processo, e esse é um dos principais princípios do coaching : trabalhar em cima de um objetivo claro. O coach deve ajudar o seu coachee a chegar do ponto onde está para o ponto onde ele quer estar, de forma mais rápida, mais funcional e mais satisfatória possível. Obviamente, o tempo pode variar, os caminhos também, mas a premissa segue sempre sendo uma mesma;
  3. A mensuração - Ao contrário do que muita gente pensa e imagina o processo de coaching é totalmente validado cientificamente, e isso porque existem métricas para mensurar os resultados obtidos, ou seja, comprovar a efetividade de toda a experiência. Outros tipos de processos podem não ter esse mesmo tipo de comprovação, mas esse é um dos pontos que dá ao coaching mais validação e mais motivos para você confiar e, quem sabe, apostar;
  4. A empatia - A ideia de empatia é bastante forte em um processo feito, e talvez esse seja um dos mais intensos princípios do coaching . A ideia é que o coachee trabalhe o seu autoconhecimento e a partir dele consiga alcançar os seus objetivos, sejam eles quais são, e isso pede que o coach saiba ouvir muito bem o seu cliente, mas não só! É fundamental que esse profissional tenha a capacidade de receber quem está a frente dele pedindo ajuda, com atenção plena, consciência e sem nenhum tipo de julgamento;
  5. As perguntas poderosas - Ao contrário do que acontece em terapias, consultorias ou mentorias o processo de coaching não é feito para te dar nenhum tipo de resposta. A ideia é levantar perguntas fundamentais para resolver a questão central, que fez todo o processo começar, mas as soluções para essas dúvidas virão de dentro desse indivíduo, desse coachee;
  6. O futuro - Um dos princípios do treinamento é a compreensão de que o passado é importantíssimo como fonte de aprendizado, mas ele não pode ser mudado. É por isso que todo esse processo é muito focado no presente e no futuro, ou melhor, nas ações que você pode tomar a partir de agora para ter mais controle sobre a sua vida, afim de gerar mudanças que sejam interessantes;
  7. O otimismo - O processo de coaching é focado em estimular o pensamento positivo em todo coachee. Isso porque é a partir do pensamento positivo que os requisitos são capazes de focar menos nos desafios, mas nas soluções, sendo máquinas de resolver questões e ir em frente, sem se prender por dores e dilemas. É interessante entender isso, porque faz toda a diferença e é um dos pontos de distinção entre essa experiência ea que você vai ter em uma terapia, em uma mentoria ou em uma consultoria, por exemplo;

Procure a ajuda que você precisa

Quando nós falamos sobre os princípios de coaching estamos falando de fundamentos que norteiam esse tipo de experiência, que por muitos momentos são ignorados. Como as pessoas conhecem esses elementos, se eles querem mesmo viver esse tipo de processo, porque essas informações eles podem cair no engano.

Engano não só de ir parar nas mãos de profissionais que não são dignos nem merecedores, mas também de escolher um processo que não faz sentido para você. As vezes o coaching não é o que você precisa necessariamente, e tudo bem. Estar aberto para descobrir e encontrar outras soluções é sempre melhor e sempre faz muito mais sentido, inegavelmente.

Agora, estamos falando de uma ferramenta poderosa, que muda a vida das pessoas de uma forma intensa e muito profunda. Nem sempre todo mundo entende essa amplitude, mas ela está aí e emociona, porque as vidas podem ser transformadas a partir desse tipo de processo, quando o coach e o coachee se alinham por um propósito e por um desejo específico, seja ele qual for.

Não se contente com o primeiro treinador que aparecer

Quando a gente fala dos princípios do coaching está falando de algo que deve nortear todos esses processos, e não deve ser esquecido em nenhum momento, mesmo. Infelizmente, no entanto, o que mais ocorre é vermos profissionais da área ignorando as importantes fatores fatores para que tudo ocorra da forma que deseja, a partir das premissas que são buscadas.

Não é raro vermos, se prejudicando por escolherem quem vai atendê-los, e eles não são os culpados disso. O mercado precisa apresentar o que há de melhor, e os clientes devem suspeitar de promessas não claras, de gente sem experiência e da falta de preparo que se vê em grande parte dos que estão nesse meio.

É assim que você vai conseguir separar o joio do trigo e ficar mais próximo dos seus sonhos e das suas realizações. Não vai ser fácil, mas vai acontecer. A nossa dica é que você se alie a quem entende do tema, tem expertise, tem cliente satisfeito e tem vontade de fazer acontecer, aquele brilho no olho único que mostra a realização, o encontro de uma alma com o que ela veio fazer nesse mundo , nessa terra.

Talvez seja o seu encontro com a solução das suas questões, com a resolução dos seus desejos e com a absolvição dos seus medos, mas para de fato ser é preciso que você conte com os melhores, que você se alie aos melhores e que você se apoie em gente realmente preparada, que saiba o que está fazendo e que faça com prazer com e por você. É isso o que mais importa, é isso que é mais desafiador de achar por aí. Mas não impossível ...

Conheça a nossa escolha

Nós lutamos há muito tempo para fazer com que as pessoas realizem os seus sonhos. Entendemos o coaching como uma ferramenta de encontro do seu eu com o que de melhor ele pode ser, com a sua melhor versão, e vemos os nossos clientes experimentando essa realidade para além dos desejos, para além da vontade. Isso nos estimula, nos coloca para frente e nos realiza plenamente, de todas as formas.

Não que seja fácil, porque não é. Trata-se de um processo longo, desafiador e que pede muito de todos, mas é nosso desejo te ajudar a acontecer, porque não existe maior satisfação para nós que apoiar um ser humano a encontrar sua potência completa, encontrar seu propósito total e encontrar o seu caminho enfim. Esse é o nosso sonho e é o nosso motivo de estar aqui.

Nem todo mundo vai entender os nossos desejos e anseios, mas nós seguimos em busca daqueles que querem realizar com a gente, e querem que mostremos caminhos para que caminhemos juntos para o encontro seu com a sua realização. Ainda que hajam os desafios, o principal motivo de fazer um processo como o coaching é justamente abrir as portas e tornar a caminhada menos dura.

Se você quer mesmo viver essa experência e procura quem seja sério e fiel aos princípios do coaching vem com a gente, porque teremos prazer em te acolher e em te ajudar em todos os sentidos, de todas as formas.

Venha conhecer toda a nossa experiência, toda a nossa história e todo nosso propósito. Nós trabalhamos de fato com os verdadeiros princípios do coaching e teremos prazer em caminhar contigo até a sua satisfação total, até a sua realização plena e até o seu entendimento do que quer e do motivo para estar nessa Terra!