Entenda o que é comunicação assertiva

Hoje em dia muitos falam sobre comunicação assertiva , mas poucos sabem o valor desse tipo de advento para quem tem a pretensão de crescer em termos de socialização e o nível de negócios.

De todo modo, é importante compreender que esse tipo de advento não é algo que recebemos como uma dádiva divina. É preciso ser elaborado e trabalhado ao máximo, porque do contrário jamais será algo natural seu.

A seguir nós vamos falar mais sobre isso, te explicando o que é comunicação assertiva , o que ela pode oferecer de bom e como é importante se permitir aproveitá-la ao máximo. Veja as nossas dicas, os nossos apontamentos e aprenda mais a cada dia.

Saiba mais sobre comunicação assertiva

A ideia de comunicação assertiva tem relação com a premissa de transmitir informações da forma mais clara e objetiva possível, sabendo escutar o outro de maneira eficaz e agindo sempre com imparcialidade.

Esses que levam a comunicação assertiva para as suas vidas (principalmente profissionais) são capazes de ser diferenciados no mercado, tomando atitudes como por exemplo ...

  1. Ser visitar mais justos;
  2. Ser nós que se autorrespeitam;
  3. Ser necessário que respeite os outros;
  4. Ser obsequioso que buscam acordos;
  5. Ser reservada que negociar;
  6. Ser relacionado que atuam preocupados em metas;
  7. Ser não que são mais produtivos;
  8. Ser não nomeado que são mais efetivos;

O grande diferencial que esse público pode dar aos seus negócios é mostrar muito mais preparado para transmitir informações no seu meio, ter melhores especificações no setor laboral e atuar com muito mais eficácia em seus objetivos, sejam eles quais são.

Compreenda de forma mais clara o que é assertividade

Agora que nós já esclarecemos o que é comunicação assertiva, é importante a gente pontuar o que é assertividade, porque essa compreensão com certeza faz toda a diferença nos resultados que você quer alcançar.

A assertividade nada mais é do que a capacidade de se expressar com clareza, com objetividade, direcionamento, com sinceridade e com transparência, tendo a capacidade de permitir que os outros também façam a mesma coisa.

Quem possui esse tipo de característica, de qualidade, consegue passar para os demais aquilo que pensa da exata forma como pensa, o que é fundamental. A proposta, então, é óbvia: alguém assertivo está perfeitamente preparado para dizer o que tem que dizer, mas sem ferir o espaço alheio e os seus direitos.

Assertividade não significa agressividade

Muita gente parece pensar que ter uma comunicação assertiva significa ser agressivo. Isso está muito longe de ser, é importante que a gente diga a verdade, mas é comum que haja esse tipo de confusão. Nós podemos ser claros, diretos, objetivos e sinceros sem atacarmos os demais.

Obviamente, também não é necessário sermos completamente passados nas hipóteses, porque ainda que seja uma atitude contrária a da agressividade ela ainda não é bem-vinda, de jeito nenhum.

A assertividade se faz necessária necessária nas empresas, porque sem ela uma série de situações das ruínas podem acontecer. Quando temos profissionais dentro do negócio que são capazes de, entre outras coisas ...

  1. Deixar claro são suas intenções;
  2. Expressar diretamente seus motivos;
  3. Especificar suas demandas e preocupações;
  4. Transmitir confiança em relação ao processo e aos colegas;

Tudo flui muito melhor, e os resultados que soavam impossíveis vão se tornando cada vez mais viáveis, cada vez mais próximos. Até mesmo quadros complexos se solucionam de forma mais prática quando temos gente assim envolvida.

Um exemplo são os gestores que precisam comunicar uma equipe uma tarefa necessária. Se isso é feito de um jeito preciso, direto e claro, a coisa anda muito melhor. Agora, se tudo é comunicado de um jeito nebuloso, e sem dar uma chance dos colaboradores se envolverem, é óbvio que os ganhos não vão ser tão satisfatórios.

Importante colocar que o uso de dados, de fatos e de convicção durante a expressão acaba sendo muito diferencial na expressão da comunicação assertiva . Isso não é simples, mas são pontos fundamentais para que ela se dê da melhor maneira possível, de fato e de direito, como realmente precisa e tem que ser.

Além disso, como já reforçamos mais de uma vez: ouvir o outro, dar direito ao outro se expressar e se colocar também são pontos imprescindíveis, que não podem ser dispensados e ignorados. Não levar isso a sério infelizmente faz com que qualquer tentativa de comunicação assertiva caia por terra por completo, e com certeza você não quer que isso aconteça.

Veja a necessidade da comunicação assertiva com os colaboradores

Existe o pensamento de que a comunicação assertiva é útil apenas quando se trata de posições de liderança, mas não é bem assim que a banda toca, muito pelo contrário na verdade.

É necessário transmitir isso para aqueles que estão colaborando dentro da empresa, e isso vale para o seu CEO ou para o seu estagiário, tanto faz. A comunicação interna da organização tem que ser mantida dessa forma, pelo próprio bem desse organismo que está crescendo e tentando ir em frente. Isso vale para qualquer situação, como por exemplo ...

  1. Busca de soluções;
  2. Planejamento;
  3. Implementação de ações;
  4. Venda;
  5. Pós-venda;
  6. Análise de resultados;

Enfim, tudo tem que estar alinhado nessa direção, nesse mesmo lugar e nesse mesmo propósito. Sem a comunicação assertiva nesse meio vai ser muito difícil conseguir os resultados que você deseja, da forma que você quer.

Lembre-se sempre que a comunicação direta e honesta vale de dentro para fora da empresa, mas também de fora para dentro. É o que deve nortear os negócios todo o tempo e o tempo todo. Isso, mais uma vez, não significa ser rude e não significa ser passivo.É justamente o caminho do meio que tem que ser procurado!

Existem várias formas de falarmos uma coisa para qualquer pessoa, e a maneira como escolhermos comunicar faz a diferença nos resultados que conseguimos. Indivíduos são antes de qualquer coisa seres humanos, e querem se sentir compreendidos, respeitados e valorizados, para contribuir nos objetivos, sonhos e metas dentro da empresa.

Não se pode passar por cima da pessoa para conseguir aquilo que a empresa está tentando, seja lá que para, até porque depende da forma como você fala e se coloca é possível que perca a lealdade, o carinho, a força e o foco daquele funcionário, daquele estagiário, daquele CEO. Uma maneira como a gente se coloca importa muito, e de novo, não só com nossos clientes, mas dentro do nosso meio.

Compreenda como conseguir ter uma comunicação assertiva

Conseguir adquirir uma comunicação assertiva não é fácil. Como a gente já falou, é um processo cheio de complexidades e de desafios. Por mais que a gente queira fazer acontecer não consegue realizar com um respiro simplesmente. Uma coisa pode ser muito difícil e muito desafiadora, mas não precisa de jeito nenhum é impossível!

A verdade é que se trata de um processo de aprendizagem, que se você tiver apoio e ajuda vai conseguir desenvolver muito bem, da forma que você quer e da maneira que você deseja. É claro que isso envolve esforços específicos, e talvez o maior deles esteja relacionado com buscar ajuda de gente especializada, que entende do assunto e que tem uma compreensão real do tema.

Não dá para aprender sobre comunicação assertiva sem isso, por mais que você seja um autodidata. A verdade é que certos conhecimentos do mercado pedem que a gente treine e para treinar precisa contar com bons professores, com bons direcionadores e com bons guias. Felizmente eles existem e estão por aí, dispostos a nos usar e a nos abrir as portas, para que a gente evolua mais do que jamais imaginou.

Não que isso seja fácil, porque não é. Como falamos, aprender a se comunicar de forma mais clara, direta, objetiva, concisa e dando ao outro uma mesma chance não é simples, não é fácil e é um baita desafio, mas não tem que ser impossível, não precisa ser inviável e pode ser mais próximo do que a gente imagina e do que a gente pensa.

Existem pessoas preparadas e dispostas a nos usar, a nos direcionar e a nos guiar, quando o assunto é comunicação desse tipo, ou quando o assunto é qualquer outro. Esse é um dos fundamentos do universo dos treinadores e nós temos o orgulho de te dizer que podemos te ajudar a chegar onde você quer, da forma que você deseja para ser um melhor profissional em todas as áreas e posições do mercado.

Se é da sua vontade aprender mais e melhor, conte conosco, porque nós vamos te ajudar. Não só, quando uma ideia é comunicar, mas quando o desejo é qualquer outro, de verdade mesmo.

Se a sua vontade é se jogar nesse meio e chegar a uma posição maior, a comunicação assertiva é o caminho, e nós somos o instrumento para você poder ter esse instrumento ao máximo. Conte conosco, acredite no nosso trabalho e abrace tudo que temos a oferecer, porque queremos demais te ajudar a ir além! Para mais informações entre em contato conosco agora mesmo! Vamos juntos!