O que é PNL?

Muita gente se pergunta o que é PNL , porque esse termo se tornado bem famoso atualmente e todo mundo fala sobre o assunto. Você talvez tenha essa curiosidade, e a busca por informação vai te ajudar a resolver.

A questão é que a maior parte das pessoas não possui uma compreensão plena sobre temas relacionados a coaching, e esse é só mais um assunto que passa despercebido para a maioria, o que não quer dizer que com vontade você não pode aprender mais a respeito.

Assim sendo, a seguir nós vamos te explicar de forma prática e clara o que é PNL , e vale muito a pena ver como nossos dicas e apontamentos, porque eles não te darão apenas mais conhecimento sobre esse meio, mas talvez te tentar descobrir um novo estilo de vida!

Descubra de uma vez por todas o que é PNL

Se você não sabe o que é PNL a gente já te avisa: não é o único. Embora o termo seja recorrente na mídia e em conversas por aí é importante dizer que ele não é dos mais populares, de modo que acaba faltando informação e, consequentemente, conhecimento.

Nada que deva te, no entanto, porque agora nós vamos definir esse conceito de maneira direta e clara. Dê uma olhada então no que vamos te contar a respeito, porque certamente você vai ficar surpreso:

O termo PNL tem a ver com a expressão “Programação Neurolinguística”. A proposta começou a surgir na Califórnia nos anos 70, mas não para de avançar, justamente porque foca no desenvolvimento do ser humano, causando interesse e curiosidade em profissionais da área de terapia e gestão de pessoas.

Mas não para por aí! A PNL também é muito requisitada em outros setores da nossa sociedade, e entre os que mais procuram fazer uso de seus preceitos e possibilidades podemos citar ...

  1. O meio de venda;
  2. O meio educacional;
  3. O meio de comunicação;
  4. O meio de treinamento;

É claro que isso ainda não define PNL, e a gente sabe muito bem. É que se trata de uma proposta difícil de ser entendida com facilidade, mas não impossível, de maneira alguma. O que podemos dizer sem medo de errar é que uma Programação Neurolinguística foca na preparação do nosso cérebro para ser melhor usado!

A premissa se baseia na ideia de que com um PNL você vai conseguir preparar o seu órgão principal para chegar aos resultados que deseja, independentemente do difícil seja chegar lá. A ideia é encontrar modelos, comportamento e palavras que ajudem a chegar a excelência humana em todos os graus e sentidos!

Encontre o seu caminho e sua potência com um PNL

É possível que agora você já tenha entendido um pouco o que é PNL , mas tudo que dissemos até então é só uma parte do todo. O conceito vai além, se focando também na análise da experiência humana nessa terra. De maneira geral, há quem definir como um manual de funcionamento para o nosso cérebro.

Ou seja: com uma programação Neurolinguística você seria capaz de compreender como funciona os seus sentidos, como seus pensamentos se organizam, como suas emoções são padronizadas, como seus comportamentos se dão e como sua comunicação acontece seja, isso consciente ou não.

A partir do momento que a gente entende algo é capaz de agir sobre, e é aí que um PNL se mostra como uma verdadeira revolução, porque ela te orienta a intervir em todos esses conceitos de uma maneira muito mais positiva para o que você pretende ter na vida, para o que você pretende conquistar no seu dia a dia.

Outro ponto forte a se elogiar sobre a PNL é que ela tem a capacidade de analisar você e seu cérebro de maneira muito mais cirúrgica e assertiva, te ajudando a compreender o que te trava e te atrapalha logo de cara. Isso te dá tempo e te poupa recursos, algo que é maravilhoso, porque queremos logo ser bem-sucedidos e felizes!

De acordo com especialistas de várias áreas, a PNL é hoje um dos métodos mais disponíveis para encontrar transformações disponíveis e objetivas na sua vida. Ela pode ser usada em muitos momentos e de maneira muito eficaz, e entre as suas principais utilizações podemos citar ...

  1. O combate à depressão;
  2. O combate ao pânico;
  3. O combate aos vícios;
  4. O combate às fobias;
  5. O combate à timidez;
  6. O combate à insegurança;

Isso nos casos em que estamos falando de problemas mais complexos, mas outros mais simples de se resolver também ressoam bem com um PNL, como por exemplo uma dificuldade para estudar, ou de praticar exercícios físicos.

O que esse método faz é funcionar como um catalisador para o seu desenvolvimento em uma série de áreas, inclusive na forma de se comunicar e relacionar, de maneira de aprender e avançar em toda a sua história, em evoluir em todos os seus momentos!

Compreenda como a PNL surgiu

Agora que você já sabe o que é PNL é bem importante que você saiba como ela apareceu. Foi, como já iniciamos antes, na Califórnia em meio a década de 70, a partir dos estudos e pesquisas de Richard Bandler, um matemático que trabalhava também como terapeuta no método Gestalt.

Além dele, John Grinder também começou a trabalhar nessa proposta, contando com os seus conhecimentos em linguística e gramática transformacional para fazê-lo de forma realmente eficaz e plena!

Os dois se uniram para pesquisar modelos de trabalho que funcionavam com terapeutas bem famosos naquele momento. Entre os mais elogiados na década podemos citar ...

  1. Virginia Satir;
  2. Fritz Perls;
  3. Milton Erickson;

Esses estudos obtidos um objetivo bastante claro: descobrir padrões de linguística e de comportamento que esses profissionais utilizavam afim de aplica-los de forma plena, podendo depois ensina-los para que os resultados assim foram ainda mais extraordinários para todos!

Uma vez que esses profissionais foram capazes de identificar e organizar todo o conhecimento que estavam estudando, descobriram e desenvolveram como técnicas e processos que hoje conhecemos como PNL, e que cada vez mais são celebrados para que as pessoas tenham vidas mais felizes, mais plenas e mais cheias de conquitas!

As presentes na expressão “Programação Neurolinguística” são super importantes, e abaixo nós vamos elenca-las para você poder entender ao máximo tudo que tem relação com esse tema:

  1. Programação: É a combinação de mecanismos e processos que são feitos de forma inconsciente, rotinas que são colocadas no nosso dia a dia;
  2. Neuro: É a fisiologia, que tem relação com nossos sentidos, com as nossas emoções, com as representações internas do nosso organismo;
  3. Linguística: é a combinação de nossos valores, de nossas crenças, e nossos pensamentos da forma como nós nos comunicamos;

Depois de alguns anos outros profissionais como Leslie Cameron-Bandler, Judith DeLozier e David Gordon ofereceram novos ganhos para esse tipo de debate, e com isso aos poucos a ideia de PNL evoluiu para um trabalho terapêutico revolucionário, capaz de reestruturar a mente do indivíduo em várias áreas e formas!

Saiba mais sobre a aplicação da PNL

Para muita gente a compreensão sobre o que é PNL já é complexa, mas sacar de que forma ela é útil pode ser ainda mais difícil. De maneira geral, como nós já explicamos, ela tem relação com autodesenvolvimento e crescimento, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.

Como comentamos (e é verdade), de fato as aplicações desse advento são cada vez mais utilizadas, e elas servem para uma série de demandas. Tem a ver com desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional, mas tudo isso de uma maneira bem mais acelerada do que estamos acostumados a ver em outras situações!

Mas não para mesmo por aí! A PNL também acaba sendo muito usada por profissionais que precisam lidar diretamente com o comportamento humano, tendo a chance de incorporar essa técnica para ter mais sucesso no trabalho com grupos ou nos atendimentos individuais de pacientes que são mais complicados e mais difíceis de muitas formas, ou que precisam encontrar ganhos para já poder prosseguir.

Como talvez você suspeite a PNL é bem fácil de ser aplicada no ramo dos negócios, e isso é ótimo porque melhora o desenvolvimento desses trabalhos em várias esferas, uma vez que os envolvidos passam a se comunicar com mais clareza, assertividade, influência e empatia.

Além disso, ela é ótima para você aprimorar sua liderança, e muitos líderes ser líderes melhores tendo o seu Norte no uso da PNL como um todo, então é uma excelente pedida para vários preceitos e possibilidades.

Vem com a gente melhorar a partir do PNL

Se você está pensando onde pode encontrar quem te ajude com a Programação Neurolinguística vem com a gente, porque estamos prontos para te ajudar em todos os sentidos e de todas as formas!

Vem Conhecer descobrir não só o que é PNL, mas o que esse conceito e suas possibilidades podem trazer para a sua história e sua vida!  e Clique aqui conheça os nossos serviços e as nossas dinâmicas! Queremos mudar os seus rumos para sempre!

Open chat