Ser próspero financeiramente é uma escolha! Saiba por quê!

Muitas vezes a gente escuta histórias de sucesso de outras pessoas em termos financeiros e fica pensando que nada disso é viável para a gente, e que esses têm uma sorte que nós mesmos não podemos ter. Mas e se a gente te dissesse que ser próspero financeiramente é uma escolha?

Muitos vão torcer o nariz para essa afirmação, compreendendo-a como um insulto. É, de fato, o tipo de colocação que abre feridas, que aponta insuficiências e que faz a gente sentir que é responsável pelo próprio destino, pelo próprio sucesso e fracasso, e em muitas medidas isso é verdade.

Verdade é, mas é aquele tipo de verdade mais do que inconveniente: é desconfortável ouvir esse tipo de coisa. Seja como for, a gente está aqui para abrir portas a partir da racionalidade, e a seguir vamos te explicar de maneira clara e concisa porque você pode sim ser próspero financeiramente ! Veja!

Descubra porque você pode ser próspero
financeiramente

A ideia de ser próspero financeiramente está aí, aberta para todo o mundo, mas ela não é acessível para cada um de nós, seja dita. Alguns chegam ao mundo com mais oportunidades e outros com menos. Alguns enfrentam hipóteses terríveis cedo na vida, e outros procuram um caminho com facilidades.

Não dá para dizer que partimos cada um de nós do mesmo ponto de partida. O que dá para afirmar sem medo de errar é que a partir da nossa realidade, seja ela qual for, podemos fazer algo diferente. Em termos de dinheiro essa conversa é mais complicada, mas não menos viável.

Por exemplo: Nós dificilmente não podemos gastar menos do que ganhamos. A gente se convence que não dá, que o que entra é pouco e que os custos de vida são muitos, mas a verdade é que consultores de finanças nos provam o tempo todo que dá para enxugar o orçamento, que dá para repensar o seu estilo de vida.

Isso não significa menos qualidade de vida, mas quer dizer poder investir em você, nos seus sonhos, nos seus desejos e ter mais perspectiva. É para isso que muitas pessoas sacrificam parte da grana que possui, que pode ser para viver o presente, o agora e aproveitá-lo ao máximo.

Se esse exemplo morrer fraco para você, temos outro: todos nós podemos analisar a nossa forma de consumo. De modo geral somos impulsivos sim no momento das compras, não apenas daquilo que desejamos, mas daquilo que precisamos. Somos levados facilmente por vendedores hábeis, por marcas famosas e por ambientes favoráveis ao consumo.

A ideia de ser próspero financeiramente vem também dessa consciência de que a gente não pode ceder a qualquer vontade e não pode se dar ao luxo de comprar qualquer produto ou serviço. Ter menos, mas ter coisas melhores, momentos mais bacanas e experiências mais legais é com certeza o caminho para uma vida mais rica, mas a que ninguém aceita isso muito bem.

Não colou ainda? Bem, tem outro ponto que é primordial sobre ser mais feliz em termos de finanças, e que é uma atitude bem acessível: dá sempre para trabalhar mais. Talvez pelo nosso salário, buscando a sonhada promoção. Talvez fazendo um bico por aí, um “freela” aqui, outro acolá. Talvez em casa ou na rua.

Mas sempre, sempre dá! As pessoas em muitos casos buscam uma renda extra para não afetar o seu padrão de vida e ainda ter verba para investir em planos, em desejos maiores. Se você prefere ir por esse caminho está tudo bem, mas é preciso se mexer, e normalmente temos aquela sensação de que já lutamos muito, já fazemos demais, já nos esforçamos em excesso e travamos.

Ou seja: aqui citamos só três pontos através dos quais fica escancarado que ser próspero financeiramente é muito possível para a maior parte de nós, e só uma minoria não pode agir de nenhuma maneira nesse sentido. Ter essa consciência pede muita frieza da nossa parte, mas é primordial, porque se a gente não aceita a realidade é completamente impossível mudá-la!

Mas por que tudo isso é tão difícil?

Nós comentamos ações que você pode tomar para chegar à prosperidade financeira, mas vamos falar do real: não é fácil aplicar nada disso. As exigências são de luta, de esforço, de suor e de sacrifício em uma série de medidas, e nós que sentimos que vivemos vidas já tão sofridas temos dificuldades de querer fazer mais, de querer fazer melhor e ir além do que nos é esperado.

Acredite, não é só você que alimenta esse sentimento. Todos nós alimentamos, e ele é muito forte e muito duro com cada um de nós! Ainda assim, se a gente tiver disposição para compreender o que nos trava podemos repensar gatilhos e melhorar o comportamento. Pense conosco:

  1. Você não quer economizar por que razão?
  2. Você não deve juntar algum dinheiro por qual motivo?
  3. Você não tem que melhorar seus ganhos de acordo com qual raciocínio?

Responda essas perguntas e perceba diretamente várias crenças limitantes sumindo. A verdade é que a gente se pauta demais pelo básico, pelo fácil e pelo que todo mundo faz, quando deveríamos, isso sim, quebrar padrões, quebrar tradições e nos permitir, para termos vidas melhores e mais felizes.

Acontece mudança rapidamente essa?

Não, não acontece. Não porque a gente não queira muito ser próspero financeiramente , e é muito comum que a gente se sinta culpado, diminuído e sofrido, mas a verdade é que algumas coisas vão além de vontade. Mudar hábitos é complicado. Trajes transformadores são desafiador. Repensar valores é dificílimo.

Em muitos casos estamos indo contra o que vimos todo mundo fazer a vida toda. Em muitos casos estamos, inclusive, questionando a autoridade dos nossos familiares, dizendo que queremos uma vida diferente. Em muitos casos estamos até duvidando da sabedoria de amigos.

Nos diferenciar da massa é muito complicado também, e em muitos graus a gente tem a tendência e a vontade de repetir ações. Não por maldade, não porque a gente não goste da gente, mas porque tomar esse tipo de frente abre porta para que a gente viva uma vida diferente de tudo que já conhecemos, e de tudo que já vivemos, e isso dá muito, muito medo .

Um medo horrível de se viver, um medo horroroso de se ter, um medo que só nos faz mal, mas nem por isso ele é menos genuíno e real. Sendo assim, se você tem medo, é necessário admitir e verbalizar, pensar isso de forma clara e de forma sincera, e mais até: se dar o direito de ir aos poucos fazendo diferente, porque você tem o desejo, porque você tem a vontade e porque você pode.

Não necessariamente repetir tudo que os outros já repetiram. Não devemos ser totalmente subservientes ao que a vida nos apresentamos. Não temos, de maneira alguma, que parar de agir simplesmente porque podemos fazer o que todo mundo faz. Parte da graça da existência está focada em regras transgredir, padrões transgredir e transgredir lógicas, contanto que elas nos benéficas de verdade!

De que maneira dá para começar a transformação?

É importante entender que tudo é aos poucos. Você não vai conseguir amanhã ser próspero financeiramente , por mais que você tente ir por esse caminho. Como já dissemos é natural que grandes mudanças e transformações peçam um tempo seu para existirem. Seja paciente com esse tempo e aceite-o de braços abertos.

Agora, aceite também que é preciso começar a se movimentar já, para em algum momento ver mudanças de verdade. Sendo assim, lembre-se se sempre que pequenas atitudes são melhores que nenhuma, então ...

  1. Comece a analisar os custos de vida e os ganhos, colocando tudo em planilhas;
  2. Comece a pensar em metas para realizar, de pequeno, médio e longo prazo;
  3. Comece a organizar para poder realizar esses desejos, sejam eles quais principais.
  4. Comece a estudar sobre investimentos, aproveitando tudo de bom que eles podem oferecer;

Se parece muito difícil, acredite: é fazendo que você realiza. É claro que nada disso está dentro da sua alma, dentro do seu coração e não vai ser automático, mas iniciar a sua caminhada para a prosperidade é fundamental, se ela jamais será realizada de fato, por mais que você tenha a vontade, a compreensão de que é importante e viva pensando nisso!

Inicie já essa jornada

Se você acha que tudo que estamos falando é muito complicado, creia: não é! Dá para começar agora mesmo a sua jornada para ter uma vida mais positiva em termos de finanças, com mais oportunidades, com mais realizações e com muito mais alegrias. Fácil? Jamais! Só que também não é tão difícil quanto diz, quanto colocam!

Insistimos que ser próspero financeiramente é uma escolha, e se você quer comprovar isso clique aqui e conheça o nosso curso! Nós estamos prontos para receber e fazer com que os seus sonhos e desejos sejam todos verdade em menos tempo do que você imagina! Venha agora viver uma história mais feliz!

Open chat